Bem-vindos!

Navegar à vela é uma experiência fantástica!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Crianças, cães e outros seres a bordo

Planear uma viagem, por mais pequena que seja, com crianças e animais, nem sempre é fácil. Deixo aqui algumas notas das nossas experiências, erros e aprendizagens!
Para além de um estojo de primeiros socorros muito bem preparado, com todos os medicamentos apropriados para os mais pequenos é essencial um repelente para as melgas e mosquitos e o calmante para aquelas borbulhas inevitáveis.
Para planear a viagem é importante pensar no que as crianças vão fazer, pois se ainda não têm idade para ajudar (tipo dois anos e meio, como é o nosso caso), o melhor é ter muito com que se entreterem! 
Esta foi a tralha que levámos para quase duas semanas de passeio: livros para manusear, livros de histórias, bloco e lápis de cor, puzzles, bonecos de peluche, bonecos de plástico e brinquedos para a praia, incluindo um barquinho de plástico para deixar na água à popa, um papagaio para os dias de vento e muita música. A navegar cantámos muitas canções, lengalengas e aproveitámos para contar as ondas a passar.
Pequenos rituais, como dizer adeus ao sol e olá à lua, é outra forma de encantar as crianças a bordo, pois o pôr do sol no mar é uma experiência incrível.
Mas o mais importante em qualquer viagem é o colete. É fundamental criar hábitos de uso do colete desde o primeiro momento a bordo. 

1 comentário:

  1. Uma lengalenga:

    Era uma vez, três
    Dois alemães e um francês
    O francês que era o mais alto e audaz
    Pegou na espada e
    Zás trás pás
    Mas não matou
    Eu conto como se passou.
    (repete desde o início)

    ResponderEliminar

Pesquisar